sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rumo à Semelhança

Uma das primeiras coisas que aprendemos quando nos convertemos e reconhecemos Jesus como Salvador e Senhor das nossas vidas é que, em tudo que nós pensarmos em fazer, antes de nós executarmos, devemos orar e perguntar: “o que Jesus faria em meu lugar?”

Isso porque acreditamos que o nosso objetivo é sermos iguais a Jesus Cristo, "pequenos Cristos" (significado da palavra "cristão").

Ser igual a Jesus muitas vezes implica em desagradar muita gente para agradar a Deus. Será que Jesus teria sido o que Ele foi em seu serviço aqui na terra, se tivesse se importado com o que os outros pensariam do que ele fizesse?

É muito mais fácil para nós aceitarmos alguns acontecimentos da Bíblia quando a lemos hoje, do que as pessoas que viviam na época que os fatos estavam acontecendo.

Jesus sofreu vários questionamentos, alguns dos quais estão citados abaixo; é bom que você leia as passagens completas, e que ao fazê-lo você procure olhar para os textos de maneira diferente, tentando pensar como as pessoas que viviam naquela época teriam pensado, e tentando-se imaginar em meio a todos aqueles acontecimentos.

Lembre-se: nem todos acreditavam em Jesus. Havia, por exemplo, os fariseus, que se importavam mais com eles mesmos do que qualquer outra coisa, etc...

É quase certo que muito de nós faríamos vários questionamentos, iguais aos que os fariseus e as demais pessoas faziam:
"Que é isso Jesus?! Deixar uma mulher pecadora regar, massagear, beijar e com os cabelos dela enxugar os seus pés?!" (Lucas 7:37).
"Como isso?! Curar no sábado?! Isso já é demais!!" (Mateus 12:10)
Se formos pesquisar, são muitas as passagens em que veremos muitas reações contrárias às palavras e atitudes de Jesus, algumas vezes até mesmo por parte de seus seguidores.

Em Mateus 9:10 os fariseus "ficaram doidos" por Jesus estar sentado à mesa com os publicanos e pecadores.

Em Mateus 15:1 os discípulos disseram a Jesus que os fariseus estavam escandalizados por ele não ter dado importância ao fato de se comer sem lavar as mãos. Jesus imediatamente retirou o que disse e se retratou porque escandalizou os fariseus. Ops, claro que não!! Na linguagem popular de hoje diríamos: Jesus "não estava nem aí", continuou a falar e deixou até os discípulos sem entender. Que lindo quando Ele vinha com uma parábola!

Demoraria muito tempo para relatar aqui todas as passagens em que pessoas achavam que Jesus estava as escandalizando, pessoas que achavam que Ele era ignorante, etc...

E Deus o que acha disso tudo? Ele reprovava? Com certeza não! Jesus Cristo é o próprio Deus! Jesus sabia o que Ele devia fazer: cumprir sua missão aqui na terra independente de qualquer coisa e de qualquer pensamento contrário.

E nós? Nós temos uma missão! Somos embaixadores de Cristo! Temos que ir por esse mundo a começar dos nossos vizinhos até os confins da Terra. Iremos encontrar várias dificuldades e pensamentos contrários, até mesmo das pessoas que nós menos esperamos; assim como os discípulos “pisavam na bola” com Jesus, pessoas achegadas de nós (com boa intenção ou não) acabam tentando nos atrapalhar.

Como Jesus, nós podemos escolher: cumprir nossa missão ou então nos preocuparmos com o que os outros vão pensar de nós. Paulo por ser imitador de Cristo (I Cor 11:1) por muitas vezes foi perseguido, e até mesmo em nossos dias é chamado por alguns de arrogante e ignorante. E se Paulo também se importasse com o que os outros falavam? O que seria do ministério dele?

Temos que correr a carreira que nos está proposta, deixar os pleitos de lado e nos preocuparmos em fazer o que Deus pede de nós, viver uma vida de adoração diária, e levar o evangelho para as pessoas necessitadas.

Vamos seguir os passos do nosso “mano velho” Jesus Cristo!!!

NEle,

André Assis da Silva
Ministério Sacrifício Vivo

4 comentários:

  1. É complicado o que você disse a respeito de sermos "Iguais" a Cristo. Depois você disse que somos "pequenos Cristos"...Acho que sua intenção foi das melhores mas isso não basta! Cristo é Deus e teve um na Bíblia que pensou poder ser igual a Deus, e sabe qual foi a condenação dele? Isso mesmo! O lago de fogo e enxofre!Não somos "pequenos Cristos" , somos a imagem e semelhança de Deus ou seja, Jesus.Parecer com Deus não faz de ninguém um pequeno Deus!
    É bom tomar muito cuidado com as palavras usadas, para não causar escândalo à alguns irmão mais vulneráveis como diz : "Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo."
    (I João 2:10) Pense nisso irmão, não tenho nada nada contra sua pessoa, muito pelo contrário pesso a Deus que o abençoe muitíssimo e o ilumine através de Sua palavra sempre! Amém!

    Irmão Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Mano,

    Concordo que é "muito complicado" (rs), mas acredito que você leu o artigo por um ângulo que não é o citado nem insinuado no texto, sem que o mesmo tenha dado margem para tal...

    O texto se refere a sermos iguais ou semelhantes a Cristo no sentido de seu poder e glória, pois sua onipotência é única! Foi isso que Satanás quis com sua arrogância. Mas devemos sim tentar imitar a Cristo em seu caráter, abnegação, renúncia, humildade, etc... isso Satanás nunca quis.

    O contexto aqui é sermos "conforme a imagem de seu Filho" (Rm 8:29), ou seja, semelhantes a Jesus - como o próprio Paulo também observa em I Cor 11:1.

    A palavra "cristão" é um termo grego que surgiu em Antioquia e que originalmente significa "PEQUENO CRISTO" ou "PEQUENO UNGIDO". Os discípulos de Jesus passaram então a serem conhecidos como cristãos (pequenos cristos) porque eram reconhecidos como parecidos em caráter com Jesus. Eles gastaram tempo com Jesus, aprenderam dEle, e viviam a missão que Ele lhes designou...


    O próprio Paulo exemplifica o que significa buscarmos esta semelhança, entre eles:

    "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho" (Fil 1:27)

    "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4:13)

    Ou seja, segundo o texto de Efésios acima, o sermos semelhantes a Jesus é um processo, por isso creio ser bastante assertivo o texto do artigo ("Rumo à Semelhança").

    Em suma, devemos tomar Jesus, como uma espécie de molde para nossas vidas, entre outras coisas:
    - sendo mansos e humildes como Ele foi (Mt 11:29)
    - servindo como Ele serviu (Jo 13:14-17)
    - amando uns aos outros como Ele amou (João 13:34-35)
    - perdoando como Ele perdoou (Col 3:13)
    - sendo santos como Ele é Santo (1 Pe 1:15)
    - andando como Ele andou (1 Jo 2:6)

    Este é um objetivo muito elevado, ou como você disse, é realmente "complicado", mas mesmo assim deveria ser o objetivo de todos os que se chamam cristãos.

    Em anexo um breve vídeo que pode lhe ser mais esclarecedor:

    http://edrenekivitz.com/blog/2011/01/talmidim-009-pequeno-cristo/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão você realmente quer ser parecido com Jesus?
      Como você mesmo disse "é um objetivo muito elevado"; eu usaria uma palavra diferente pra descrever esse objetivo "PROFUNDO".
      Se tivéssemos a capacidade de entender a profundidade e o grau de autonegação a que isso nos levaria, e se ainda assim quiséssemos muito isso, aí sim estaríamos aptos a COMEÇAR essa jornada que parece simples, mas que implica morrer todos os dias e em todos os momentos em que a nossa vontade se manifesta.
      Se quiser, podemos estudar juntos aqui ou por e-mail características peculiares de Jesus.
      Posso te garantir uma coisa foi difícil pra mim...Ter que jogar por terra toda minha "experiência" de 20 anos de Evangelho. Começar de novo; reaprender a conhecer a Deus era uma coisa que os fariseus e doutores daquela época não estavam dispostos a fazer. Quantos de nós estamos dispostos nos dias de hoje a deixar toda nossa teologia antiga e contextualizada em nossas vontades, para viver uma busca incessante e genuína pela vontade e semelhança de Cristo?

      Se realmente arde em você este desejo de ser como Cristo,me envie um e-mail e começarei a lhe passar os passos que tive que dar até aqui e que terei ainda , até a volta de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém! (Gálatas 6:1-5)

      averdadedabiblia@hotmail.com

      Att,Irmão Bruno.

      Excluir
    2. Bruno,
      Oro que Deus nos abençoe, bem como a todos os verdadeiros cristãos que possuem o desejo de serem semelhantes a Jesus, e caminham nesta jornada sublime, profunda, elevada e "quase pretensiosa" - como diz o Pr. Ed no vídeo acima.
      Acredito que as características peculiares de Jesus estejam bem resumidas nos tópicos do comentário acima e no referido vídeo - os quais são a base para nosso recomeçar e reaprender.
      Fique à vontade para compartilhar sua experiência conosco por email.
      Abs.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos do Flickr

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.