Olá pessoal!
Uma de nossas "promessas" no encarte do CD "Dependência" é de que publicaríamos no site a história resumida de canção gravada. Pois então, chegou a hora de compartilharmos com vocês um pouco de como surgiu cada canção e/ou como cada canção acabou entrando no CD.
01 - CORAGEM
O Paulinho é um grande amigo nosso, de longa data, e compõe lindas canções. Ele compôs "Coragem" mais ou menos em outubro de 2008, mas ele próprio acabou deixando a música engavetada. Até que um dia, Emerson e Helder foram à casa dele e ouviram algumas músicas que ele tinha composto. O Paulinho tocou várias composições dele, mas não esta. Já indo embora (na escadaria), ele se lembrou da música esquecida e então a "audição" foi reiniciada. Sábia decisão. Ao ouvirmos a música pela primeira vez soubemos que ela tinha tudo a ver com a proposta e a temática do nosso projeto! E aí, tomamos coragem e fomos adiante! :-)
02 - ARREPENDIMENTO
Aconteceu no início de 2003. A Patrícia teve um daqueles momentos especiais da vida, onde em um tempo de adoração pessoal ela compôs 6 ou 7 canções de uma vez só. Em apenas uma delas, faltou a melodia. Alguns dias depois ela entregou a letra de “Arrependimento” para o Helder, que compôs a música em abril/2003, e acrescentou alguns versos na letra. Desde então essa música tem tocado vários corações com a mensagem do arrependimento. É talvez a canção mais conhecida do grupo, tendo sido proliferada no "boca-a-boca" e incorporada ao repertório de louvor e adoração de diversas igrejas da Baixada Santista e São Paulo - inclusive em algumas congregações nas quais o grupo ainda não esteve. Somos muito gratos a Deus por isso, e especialmente por ser uma canção com uma mensagem como esta!
03 - HEBREUS 12
Foi mais ou menos em 2002. O André fez essa letra baseada no texto bíblico de Hebreus 12, uma verdadeira oração de entrega. Ele entregou a letra para seu irmão Helder, porém... ao contrário da música anterior, nada aconteceu. Muito tempo passou, e foi apenas 6 anos depois (em 2008, no Rio de Janeiro) que Helder teve a inspiração para compor a melodia. Portanto, pode-se dizer que esta é a canção que mais demorou para ficar pronta, mas sabemos que o tempo de Deus é perfeito!
04 - EIS QUE VEM A HORA
Rodrigo compôs essa canção em março de 2003, tocado pela revelação da palavra em João 4:23, de que todos os cristãos são necessariamente sacerdotes. Ele passou alguns poucos dias revisando a letra para ela fosse o mais fiel possível a essa mensagem. Curiosamente, pouco tempo depois Deus o chamaria como missionário na África e posteriormente no Reino Unido, e mais algum tempo depois para o ministério pastoral... que estejamos sempre prontos a servir ao Senhor!
05 - MAIORES MANDAMENTOS
O Paulinho compôs essa canção em meados de 2003, de maneira despretensiosa. Na ocasião, ele mostrou a música para o Emerson, e daí surgiram alguns aperfeiçoamentos harmônicos. Com um estilo mais poético de composição, o Paulinho desenvolveu admiração por compositores como o Stênio Marcius, mas não imaginava que alguns anos depois, a sua música seria gravada com essa participação mais do que especial. Deus é bom!
06 - COM ALEGRIA
A Patrícia compôs essa canção em meados de 2003, logo no final de um culto na igreja. Em pouco tempo a música começou a ser tocada nos períodos de louvor congregacional da igreja, transmitindo alegria e regozijo na presença de nosso Senhor!
07 - DEPENDÊNCIA
Era 17/08/2003, em Santos. Helder pegou o violão, e compôs “Dependência” durante um momento de oração, impactado pela verdade de que sem Jesus, nada podemos ser ou fazer! Logo a canção foi sendo ensinada para alguns amigos, e impactando pessoas. Cerca de 7 anos depois, esta foi a canção escolhida pela banda para ser tema do CD.
08 - SOU TEU
Essa canção foi composta lá pelos idos de 1996 ou 97. Helder não se recorda exatamente a data, e nem ao menos se estava em Santos ou Atibaia (quando estudou no Grupo EMME, da “Organização Palavra da Vida”). Fato é que esta oração musicada com letra marcante, composta na época por um adolescente, foi uma das últimas a entrar no CD. O próprio Helder não queria muito, mas André e Emerson foram os principais incentivadores para que ela aqui estivesse... a vontade de Deus é mesmo boa, perfeita e agradável.
09 - NAS GARRAS DA GRAÇA
O Naldinho é um grande amigo nosso, e excelente compositor. Ele morou por um tempo em Curitiba/PR, e logo após seu retorno para São Vicente/SP em 2004, escreveu esta canção. Ele vivia um momento novo em sua vida: o casamento. Apesar dos novos desafios a sua frente, ele havia aprendido que "aquele que começou a boa obra é fiel e justo para completa-la até o dia de Jesus Cristo” (Fl 1:6). É ótimo poder descansar nas promessas de Deus e confiar em sua força e sabedoria, sabendo que a graça não é nada a respeito de nós, mas tudo a respeito de Jesus. Somos falhos e fracos, mas Jesus é poderoso e gracioso para nos levar as suas águas de descanso e aos seus pastos verdejantes.
10 - MUITO MAIS ALÉM
Esta canção foi composta por Helder em maio de 2003 em Santos, baseada no texto bíblico de Efésios 3:20-21. A família acabara de se mudar de residência, o que havia sido uma grande conquista. No meio da casa ainda desarrumada, Helder pegou o violão e a canção surgiu. A intenção era de musicar o texto bíblico, de forma que pudesse ser cantado com a congregação, o logo que aconteceu. Esta canção juntamente com "Arrependimento" e "Dependência" se tornaram em pouco tempo as mais executadas pela banda durante as ministrações.
11 - ALICERCE
Era agosto de 2002, em Joinville (SC), onde Helder estava a trabalho. Ele estava sozinho em um momento de oração e louvor num quarto de hotel, quando simplesmente começou a entoar esta canção... inteira. Foi a única vez até hoje que isso aconteceu com ele. A música “veio” inteiramente pronta – com letra, música, modulações, arranjos e solos, quase exatamente da forma como foi gravada (faltou só um pequeno detalhe que não deu pra fazer, mas vamos manter em "sigilo" por enquanto rs. Um dos momentos marcantes com essa canção foi quando ensinamos esta canção em um culto numa casa de recuperação de dependentes químicos, e pudemos ver os internos sendo abençoados pela letra e pela música, cantando de todo o coração ao nosso Rei!
12 - A CARTA DA NOIVA
Durante um estudo do livro de Apocalipse na então recém formada Igreja Capela do Calvário de Curitiba em 2003, o Naldinho foi "arrebatado" pela beleza e paixão das escrituras finais da Bíblia; fez a música praticamente numa única tarde e desde então nunca mais parou de tocá-la. A parte instrumental (junto com a vocalização final) foi o tema de entrada de sua esposa, Fabiana, no dia do casamento deles. O mesmo aconteceu no casamento de Fabiana e Cléber, guitarrista da banda. As igrejas Capela do Calvário no Brasil aprenderam rapidamente a canção, e durante mais de 7 anos esta música vem abençoando a vida de muitas pessoas, lembrando-nos que "a qualquer momento pode ser o fim, mas o final é o começo de tudo pra nós, o começo de um tempo sem fim".
Esperamos que vocês possam ser abençoados com essas curtas histórias das canções. Que possamos continuar dependendo do nosso Deus em tudo o que fizermos, para a glória d'Ele!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário